Seguro Agrícola: o que é, como funciona e quais as vantagens

Como funciona o seguro agrícola?

Curtiu o post? Então compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Uma questão que não sai da sua mente é: como funciona seguro agrícola? Então, chegou hora de descobrir…

O seguro agrícola é um mecanismo para que o produtor possa se proteger contra as instabilidades climáticas comuns nesse setor.

Isso porque os agricultores são fortemente afetados por intempéries, uma vez que, sua produção fica exposta às mudanças e adversidades climáticas.

Por isso mesmo, precisam se proteger para evitar que os danos às lavouras causem impacto financeiro, muitas vezes, definitivos, com o agricultor tendo que se retirar da atividade.

Havendo perdas, o seguro é capaz de cobrir o custo da lavoura e garante que o agricultor possa continuar sua atividade.

Quer entender mais a respeito de seguro agrícola? Continue lendo!

Para facilitar suar leitura separamos o artigo da seguinte forma:

Conheça Os Tipos De Seguros Mais Procurados E Suas Diferenças

O que é seguro agrícola?

Vamos então ao entendimento do que é e como funciona seguro agrícola…

Essa modalidade é uma forma de seguro rural que protege a safra das intempéries, evitando que por um fenômeno climático o agricultor venha perder tudo.

Por isso, esse tipo de seguro cobre a plantação em todas as etapas, do plantio ao desenvolvimento da lavoura até a colheita, evitando que o agricultor perca dinheiro, por causas que não são possíveis controlar.

No caso de fenômenos como seca, períodos prolongados de estiagem, que causem prejuízos às lavouras e está fora do controle do agricultor, é possível que o profissional não sofra prejuízo algum.

Desde que toda a extensão da lavoura tenha sido informada na emissão da apólice desse seguro. Resguardando o agricultor desse tipo de prejuízo.

Mais adiante, vamos mostrar mais detalhes de como funciona seguro agrícola.

Vale a pena ter seguro agrícola?

Depois de saber como funciona seguro agrícola, você deve estar pensando se o negócio vale mesmo o investimento.

Saiba que, sim, vale e muito a pena! Muitas vezes, o seguro agrícola é visto como um prejuízo ou um custo, por ser algo que não necessariamente será acionado a cada safra.

No entanto, um seguro completo é fundamental para que o agricultor tenha máxima tranquilidade. Negociando suas sementes e plantando com a certeza de que seu trabalho dará resultados.

E que mesmo em caso de fenômenos climáticos que prejudiquem a safra, alterem os preços do produto final ou cause qualquer problema a sua plantação está assegurada.

Isso evita que o agricultor precise se preocupar com aspectos que não cabem em seu controle. Como acontece com chuvas fora de época ou a falta de chuvas que estavam previstas.

Essas alterações climáticas não são possíveis de serem controladas e causam enormes danos nas plantações. No entanto, com a aquisição de um seguro agrícola, é possível cobrir sua propriedade e se resguardar.

Dessa forma, o agricultor evita que esse tipo de problema possa arruinar sua vida financeira e trazer dificuldades para a próxima safra.

Além disso, o seguro agrícola te dá a tranquilidade para trabalhar focado em fazer o seu melhor — tendo a certeza de que sua safra está protegida de qualquer prejuízo.

Trabalhar com tranquilidade é algo que dá paz e permite que você foque naquilo que faz de melhor. Por isso mesmo, um seguro agrícola é sempre uma ferramenta interessante para a sua plantação.

Seguro para máquinas e tratores agrícolas

Existe também a possibilidade de contratar um seguro para máquinas agrícolas, colheitadeiras e tratores, conhecido como seguro de benfeitorias e produtos agropecuários.

Esse tipo de seguro te protege de perdas ou danos causados aos seus bens relacionados a atividades agrícolas, como é o caso das máquinas agrícolas.

Ambos os tipos de seguros são excelentes opções para garantir a estabilidade financeira em seu trabalho. Evitando que as intempéries sejam capazes de causar danos financeiros para seu negócio.

Fazer um seguro é se prevenir contra possíveis imprevistos, evitando que sua fonte de renda seja afetada negativamente por algo que não está em seu controle.

Para que serve o seguro agrícola?

É importante encontrar uma boa seguradora

Muito além de entender como funciona seguro agrícola, é fundamental encontra uma seguradora de confiança para assegurar seus bens e sua plantação.

Nesse sentido, procure identificar se a seguradora é habilitada pelo Ministério da Agricultura. Além de realizar um contrato consciente, entendendo seu papel e quais são as coberturas.

Em geral, o seguro agrícola é regido de acordo com a Proposta de Condições Gerais definida pela SUSEP (Superintendência de Seguros Privados).

O que faz com que a indenização cubra os seguintes aspectos:

  • danos causados por tromba d’água;
  • granizo;
  • ventos fortes;
  • raio;
  • incêndio;
  • seca;
  • chuva excessiva;
  • ventos frios;
  • geadas;
  • variações excessivas de temperaturas.

É fundamental ler todas as cláusulas de contrato e tirar suas dúvidas. De modo que não fique qualquer cláusula desconhecida por parte do contratante.

Conhecer todos os aspectos de como funciona o seguro agrícola, dentro do contrato, te ajuda a saber exatamente o que fazer em situações adversas.

Desse modo, evitando que você recorra ao seguro com a esperança de solucionar uma situação que na realidade não estava coberta.

Outro aspecto que precisa ser conhecido por parte do agricultor é o limite máximo para indenização (LMI), que também está previsto em contrato.

Por todos esses aspectos, é importante ler e compreender todas as cláusulas antes de contratar um seguro.

É possível optar por um seguro mais completo

Como em toda contratação, é possível optar por seguros mais básicos ou mais completos de acordo com sua disponibilidade e interesse.

Comparar duas seguradoras diferentes é sempre uma boa opção para ter parâmetros e identificar qual empresa te oferece um serviço melhor.

Sempre observando se os custos cabem realmente em seu orçamento para te possibilitar estabilidade financeira. Afinal, é esse o principal objetivo de ter um seguro agrícola.

Lembre-se que esse é um investimento importante para manter a segurança de todo o seu trabalho. Mas isso não pode pesar em seu orçamento mensal de modo que inviabilize seus lucros por safra.

Portanto, é um aspecto que precisa ser muito bem avaliado antes da contratação para evitar frustrações. Garantindo que a sua escolha será a mais acertada e com isso, a cobertura do seguro será satisfatória com custo acessível.

Como contratar um seguro agrícola?

Agora que você já sabe como funciona seguro agrícola, chegou o momento de entender como fazer a contratação certa.

Escolha uma seguradora de confiança

O primeiro passo é escolher uma seguradora renomada, ou seja, que tem tradição no mercado. Além disso, claro, que seja especializada em seguros rurais.

Também é importante sempre lembrar que a empresa deve estar de acordo com a Proposta de Condições Gerais da SUSEP (Superintendência de Seguros Privados).

Para relembrar quais são essas condições, volte ao parágrafo “É importante encontrar uma boa seguradora”.

Confira as modalidades de seguro disponíveis

O segundo passo é conhecer as modalidades de seguro agrícola. Conforme você for vendo as regras e características, já faça a comparação com suas necessidades.

Esse seguro realmente atenderá as suas demandas?

Depois de definir qual é a melhor seguradora e tipo de seguro mais adequado, para o seu caso, já dá para fazer a contratação.

Analise o contrato atentamente e faça a sua contratação

Então, entre em contato com a seguradora, por telefone, e-mail ou WhatsApp.

Depois, leia o contrato atentamente (nunca é demais lembrar isso!) e, se tudo estiver ok, assine e garanta a segurança para as suas produções!

Conheça Os Tipos De Seguros Mais Procurados E Suas Diferenças

Quais são os tipos de seguro agrícola?

A nossa intenção, neste conteúdo, é facilitar a sua vida quanto à tarefa de como funciona seguro agrícola e como contratá-lo.

Nada mais justo, então, do que conhecer melhor as modalidades de seguro disponíveis.

Veja abaixo quais são elas:

Custeio

O seguro agrícola custeio paga uma indenização, caso o produtor tenha uma lucratividade menor do que era esperado.

Diante disso, você deve estar se perguntando: “mas, afinal, a partir de qual valor (de prejuízo) consigo receber a indenização?”

O custo disso e, também, do valor da cobertura do seguro podem variar, e estão descritas em contrato.

Por isso é tão importante conferir todos os detalhes e fazer uma leitura atenta, antes de fechar negócio.

Produtividade

O segundo caso é o do seguro agrícola produtividade.

Nesse caso, o valor da cobertura garante que toda a produção tenha andamento e seja entregue, mesmo que aconteça tempestades e outros fenômenos climáticos que prejudiquem a produção e a colheita.

Assim como no exemplo anterior, o valor da cobertura fica especificado em contrato.

Receita

O seguro agrícola receita, por sua vez, garante a produtividade e o lucro das vendas no mercado.

Vamos supor, então, que por conta de uma geada, o produtor venha a perder uma safra de milho, ok?

A seguradora, diante disso, paga uma indenização suficiente para a nova safra ser produzida e vendida (de acordo com o mesmo preço do mercado atual, ou seja, com todo o reajuste de preço necessário).

quanto custa seguro agrícola

Qual é a diferença entre Ferrado Rural e Seguro Agrícola?

Esse é mais um ponto fundamental dentro do assunto: como funciona seguro agrícola.

O que acontece é que muitas pessoas confundam o seguro rural com o seguro agrícola. Então, vale a pena reforçar as diferenças.

O seguro rural é mais abrangente, ou seja, ele se refere às atividades agrícolas e agropecuárias.

Agora, o seguro agrícola é voltado para quem cultiva a terra, a fim de colher e vender frutos.

Conclusão

Neste conteúdo, você pôde ver e entender como funciona seguro agrícola.

Nesse caso, estamos falando de um seguro que garante os custos destinados à produção e venda de frutos da terra, ainda que o produtor enfrente situações climáticas adversas.

Na hora de escolher o seu seguro, então, verifique qual modalidade (custeio, produtividade e receita) é a melhor para suas necessidades.

Fora isso, foque em uma seguradora renomada no mercado.

Com essas dicas em ação, a sua contratação será mais consciente e eficaz, não temos dúvidas!

Garanta a satisfação total com seu seguro agrícola, que é tão importante para seu trabalho!

Agora que você já sabe mais sobre como funciona seguro agrícola, que tal contratar o seu? Entre em contato com a ComVida Seguros para fazer o seu orçamento!

Leia também:

Curtiu o post? Então compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimos Posts: