Seguro auto para terceiros: entenda como funciona

seguro auto para terceiros

Curtiu o post? Então compartilhe!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Em um acidente de carro você pode tanto ser a vítima, como também o causador. E caso seja a segunda opção, é importante ter um seguro auto para terceiros acionado.

Por exemplo, se você causar danos materiais ou físicos a alguém em um acidente em que você é o responsável, é esse seguro que irá cobrir esses prejuízos.

Para te ajudar a entender melhor como tudo isso acontece e a importância do seguro auto para terceiros, separamos este artigo completo para você.

Siga a leitura e compreenda melhor sobre essa modalidade.

O que é o seguro auto para terceiros?

Atualmente, ter apenas um seguro auto não é o suficiente, é preciso que ele se estenda para diversas situações.

E essa espécie de seguro em especial considera o caso de prejuízos ocasionados em acidentes envolvendo terceiros.

Em linhas gerais, o seguro auto para terceiros oferece cobertura a terceiros, cobrindo prejuízos que foram causados a outras pessoas.

Na prática, podemos supor que você, o segurado, se envolveu em um acidente como uma colisão.

Essa colisão acabou afetando o carro da outra pessoa. Se você tem o seguro auto para terceiros, os valores desse outro reparo estão garantidos.

Se ainda nesse acidente o terceiro sofreu algum tipo de dano corporal, as despesas médicas também são incluídas nessa modalidade de seguro.

Outro ponto fundamental do seguro auto para terceiros é que se a outra pessoa envolvida no acidente acionar a justiça, ele cobre a provável indenização que deverá ser paga.

Como funciona a cobertura para terceiros?

seguro auto cobertura para terceiros

A cobertura para terceiros atua cobrindo a indenização que o segurado deve pagar caso seja culpado em acidentes que levam a danos corporais e materiais.

Então, na prática, ela funciona ressarcindo ao segurado os valores que provavelmente serão gastos com despesas médicas e materiais do terceiro.

Reforçando que todas essas regras se aplicam a acidentes de trânsito em que o segurado seja culpado.

Ao fazer a indenização, o seguro leva em conta os danos causados em outros carros ou pedestres e o valor previsto em apólice.

De acordo com a Superintendência de Seguros Privados – SUSEP, a seguradora tem até 30 dias para fazer essa indenização.

Como acionar a cobertura para terceiros?

Supondo que você é o causador do acidente, para acionar o seguro auto para terceiros você deve, em primeiro lugar, entrar em contato com a seguradora.

Ela será a responsável por analisar a culpa e, caso sua responsabilidade seja confirmada, ela fará a indenização ao terceiro.

Mas novamente nós reforçamos: a cobertura do seguro auto para terceiros deve ser acionada apenas quando você é responsável pelo acidente! 

Se você for a vítima, não pode acionar essa modalidade de seguro.

Indenização

Como falamos acima, é possível que o terceiro entre na justiça contra você, o causador do acidente.

Nesse caso, o seguro também cobre a indenização que for estipulada. E o prazo limite para ser paga a indenização do seguro auto para terceiros é de 30 dias.

Esse prazo é considerado após a entrega de todos os documentos necessários à segurada, tanto os do segurado quanto os da vítima.

A importância do seguro auto para terceiros

O seguro auto para terceiros é de extrema importância ao considerarmos o quão fácil é entrar em um acidente de trânsito.

Além do mais, deve-se levar em conta que na maior cidade do nosso país, os acidentes de trânsito com vítimas aumentaram no último ano, sendo cerca de 118 acidentes com vítimas por dia.

Se você é o culpado por um tipo de acidente desses, os custos com gastos médicos ou de reparos ao outro veículo devem sair do seu bolso.

Mas com essa modalidade de seguro, todos os valores, desde custos médicos, de reparo e até na justiça são custeados pela seguradora.

E qual o valor coberto pelo seguro?

seguro auto danos a terceiros

Existem diversas opções de seguro auto para terceiros atualmente e o valor de cada uma delas depende da cobertura que você irá contratar de acordo com suas necessidades.

É comum que os valores variem entre R$ 50 mil e R$ 100 mil. E quanto maior for a apólice, maior fica o valor dessa cobertura.

Então, ao fazer a apólice, antes de decidir pelos valores, considere quais os riscos envolvidos.

Para tirar todas as dúvidas sobre os riscos que um seguro auto para terceiros pode cobrir, nós da ComVida podemos fazer uma cotação para você.

Nosso time está mais do que preparado para te atender e ajudar com todas as questões de valores.

Quando contratar um seguro invalidez?

Ao falarmos de acidentes de carro e a contratação de um seguro invalidez, entramos no seguro de acidentes pessoais para passageiros, o APP.

Esse seguro assume a cobertura de despesas médicas e hospitalares de todos que estão envolvidos em um acidente de carro, seja o causador ou a vítima.

Ele também indeniza a vítima em caso de invalidez ou morte, funcionando como uma cobertura adicional do seguro auto.

Embora o seguro APP e o seguro auto para terceiros se pareçam, eles são diferentes.

No seguro auto para terceiros que apresentamos aqui, ele indeniza motoristas ou pedestres afetados que não estão no carro do segurado.

Já o seguro APP permite a indenização e cobertura das pessoas que estão dentro do carro do segurado.

Saiba mais sobre o seguro auto com a Comvida Seguros

Conclusão

Como você acompanhou ao longo deste artigo, o seguro auto para terceiros é uma cobertura adicional.

Com ela, você está protegido do pagamento de danos que causou a outras pessoas em um acidente de trânsito.

Então, caso você bata no carro de outra pessoa, seja considerado o responsável pelo acidente e tenha que pagar o reparo de todos os danos do veículo, esse seguro te protege.

Como você bem viu, para acioná-lo basta entrar em contato com a seguradora e ela irá avaliar o caso e, se você realmente for o culpado, ela irá arcar com os custos.

Depois, é só deixar tudo nas mãos da segurada para que todos os pagamentos de estragos e reembolsos sejam feitos, além de possíveis valores com socorros médicos.

E para contratar uma seguradora de confiança para essa modalidade, você pode contar com a Comvida Seguros!

Entre em contato conosco e vamos conversar sobre o seguro auto para terceiros e as suas necessidades.

Curtiu o post? Então compartilhe!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimos Posts: