Perdas na Colheita: como reduzir?

perdas na colheita

Curtiu o post? Então compartilhe!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Perdas na colheita são um dos grandes tormentos de todo agricultor. Não saber se aquilo que você planta hoje vai render amanhã pode ser torturante.

Entretanto, a melhor forma de evitar noites sem sono é entender quais são os fatores que mais afetam as perdas na colheita e como evitá-los.

Por isso, hoje a ComVida traz até você um texto onde vamos responder exatamente essas questões. Muito obrigado pela leitura!

Quais fatores afetam as perdas na colheita?

Perdas na colheita são causadas por diversos fatores, como pragas, infestações de planta daninha, falhas na mecanização da fazenda e até mesmo problemas com o transporte e logística dos grãos.

Confira um pouco mais sobre cada um deles a seguir:

Pragas

Desde o momento em que as sementes são colocadas no solo até o momento em que saem da colheitadeira o agricultor sempre terá de se preocupar com as pragas agrícolas.

Insetos podem atacar tanto no campo quanto na armazenagem, levando a perdas no pós colheita.

Por isso, é sempre necessário manejar as pragas, mesmo que no final do ciclo.

Plantas daninhas

A infestação de plantas daninhas pode fazer com que a operação tenha de ser interrompida devido a uma alta quantidade de massa vegetal que a colhedora enfrenta.

Isso gera perda de tempo, perda de combustível e aumenta a rapidez do desgaste das peças.

Além disso, um índice muito alto de plantas daninhas favorece o ataque de insetos, o que pode prejudicar muito a qualidade final dos grãos.

Logística e Transporte

A logística e o transporte dos grãos é outro fator ao qual o agricultor precisa sempre estar atento.

Por isso, planejar o transporte e armazenagem da sua colheita é a melhor forma de evitar que danos aconteçam.

O transporte via caminhão, apesar de ser o mais utilizado, também é um dos que mais causa prejuízo com derrame de grãos durante o transporte rodoviário.

A Confederação Nacional de Agricultura estima que essa perda pode chegar a R$2,7 bilhões a cada safra.

As principais causas para a perda de grãos no transporte rodoviário estão o mau estado das estradas e caminhões que transportam mais carga do que realmente comportam.

Como evitar a perda na colheita?

perdas na colheita

Agora confira algumas dicas de como evitar perdas na colheita:

Invista em tecnologia

Na era da agricultura digital, o uso de softwares modernos, como o monitoramento inteligente via satélite, é possível projetar o rendimento da sua futura colheita.

Ao adotar tecnologias de ponta na sua plantação, você terá acesso a diversos benefícios, como a localização da infestação de pragas, a identificação de regiões para uso de insumos e determinação de áreas mais férteis.

Além disso, ao longo do tempo, isso vai possibilitar que você faça uma comparação entre os cultivos passados e atuais de forma muito mais inteligente.

Ou seja, a implementação de novas tecnologias na fazenda é uma forma de elaborar um planejamento melhor para maximizar a sua produtividade.

Treine operadores

Uma coisa que todo agricultor deve saber é que boas colheitas são sustentadas por um tripè: a planta, a máquina e o operador.

O ser humano atrás do volante de uma colheitadeira é o responsável por conduzir o equipamento para que ele desempenhe suas funções da melhor maneira possível.

Para que isso aconteça e para que você consiga diminuir o número de falhas, só há uma solução: investir no treinamento dos seus colaboradores.

É preciso capacitar o operador da colheitadeira para que ele possa entender como a máquina funciona e como operá-las.

Ele também terá de aprender outros pormenores, como o corte, a alimentação, limpeza, descarga, etc. Só assim ele trabalhará da maneira adequada e saberá resolver os problemas quando eles acontecerem.

Manutenção de equipamentos

Se você quer diminuir as perdas na colheita, uma dica essencial é fazer a manutenção dos seus equipamentos. Para isso, tenha em mente que as peças que mais sofrem impactos são aquelas que mais precisam de atenção.

Você deve ficar de olho nas regulagens da barra de corte e no alinhamento dos dedos, bem como trocar periodicamente as navalhas e realizar a lubrificação e o ajuste das peças.

A manutenção das suas máquinas agrícolas não deve ser encarada como uma despesa, mas como um investimento para garantir um bom desempenho na operação e na segurança dos seus operadores.

Por isso, faça da manutenção preventiva parte da sua rotina dentro da lavoura, pois isso certamente terá um impacto sobre sua produtividade.

Invista em um Seguro

A melhor forma de evitar perdas financeiras por conta de algum problema na colheita é investindo em um seguro rural.

Esse tipo de serviço protege o agricultor contra diversos fatores incontroláveis e que podem causar perdas na lavoura, como chuvas excessivas, incêndios, queda de raios, trombas d’água, ventos fortes, ventos frios, granizo, seca, geada, variações de temperatura, etc.

Existem diversas opções de cobertura para atender as mais diferentes necessidades e é um instrumento que vai proteger a sua propriedade rural dos prejuízos causados por fatores climáticos.

Como a ComVida pode te ajudar a reduzir os prejuízos das perdas da sua colheita?

A ComVida Corretora de Seguros atua desde 1997 oferecendo excelência, transparência e atendimento personalizado em contratos de seguro agrícola.

Temos uma equipe de especialistas com mais de 20 anos de experiência prontos para te ajudar a montar o seguro agrícola perfeito para o seu empreendimento.

Conclusão

Como vimos ao longo do texto, diversos fatores podem ocasionar em perdas na colheita, como pragas, plantas daninhas e problemas de logística e transporte de grãos.

Dentre as principais soluções para esses problemas, podemos elencar o investimento em tecnologia e treino dos operadores, na manutenção dos equipamentos e na contratação de um seguro agrícola.

Mesmo que você tome todos os cuidados e faça o melhor planejamento possível, ainda estará exposto aos riscos naturais que a agricultura tem por natureza.

Existem muitos fatores que causam perdas na colheita que você simplesmente não pode controlar. Um seguro garante que essas perdas não terão um grande impacto financeiro.

E o melhor lugar para encontrar a cobertura ideal para a sua fazenda é a ComVida Corretora de Seguros. Muito obrigado pela leitura!

Encontre o seguro ideal para sua necessidade!

Curtiu o post? Então compartilhe!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimos Posts: