Planejar Aposentadoria: confira dicas de como se preparar

planejar aposentadoria

Curtiu o post? Então compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

O sonho de todo mundo é poder viver com conforto e saúde, após anos e anos de trabalho e dedicação. Se você também almeja exatamente isso para o seu futuro, saiba que está no lugar certo! Neste conteúdo, nós vamos explicar como planejar aposentadoria. 

O fato é que só vontade não garante um futuro bacana, o passo principal é saber fazer um planejamento adequado. Só assim você realmente poderá viver com conforto e estabilidade financeira, futuramente. 

Dito isso, continue por aqui e comece a definir os seus próximos anos de descanso, lazer e mais bem-estar para si mesmo!

Afinal, por que é importante planejar a aposentadoria?

É preciso sempre pensar que a aposentadoria é uma fonte de renda que, por assim, deve pagar tudo o que envolverá o seu padrão de vida. 

Só que é exatamente aqui que mora o “x da questão”: na maioria das vezes, a aposentadoria do INSS, por exemplo, não é suficiente para bancar a vida de homens e mulheres. 

Então, o ideal é, antes mesmo de se aposentar, começar a fazer o seu planejamento e economias, para que, depois, a sua fonte seja condizente com suas necessidades. 

Dicas para planejar sua aposentadoria

Agora, sim, vamos às dicas práticas para você entender como planejar aposentadoria. 

Veja os passos necessários:

Comece cedo

Quando falamos sobre planejar aposentadoria, muitas pessoas logo questionam: mas, afinal, quando começar os planos? A resposta é: quanto antes, melhor. 

Pense: quanto mais cedo você começar, mais tempo terá para poupar dinheiro, se organizar financeiramente e fazer os seus demais planos. 

O dia de hoje, por exemplo, é um bom começo de organização para a sua aposentadoria. Aproveite-o! 

Controle financeiro

Além de começar cedo, é extremamente importante ter um controle financeiro

Afinal, vamos refletir: como poupar dinheiro e equilibrar as finanças, se você gastar mais do que ganha? Impossível, não é mesmo? 

O melhor a fazer é começar a anotar todas as suas entradas e saídas de dinheiro. Além disso, crie metas para curto, médio e longo prazo — por exemplo, juntar x quantia de dinheiro em uma semana, y em um mês e z em um ano. 

Nesse processo, também vale muito a pena usar planilhas e aplicativos de celular para o controle das finanças. 

Aliás, essa forma de controlar tudo, também, te ajudará a entender qual padrão de vida você pretende ter, futuramente. 

planejar aposentadoria dicas

Defina uma possível renda 

Com base em suas contas mensais e, no geral, no padrão de vida que deseja ter, defina uma possível renda (pense nisso por mês). 

Por exemplo: quanto, mensalmente, você precisa ganhar para bancar tudo daqui a x anos? Esse cálculo também já indica o quanto é preciso economizar, no presente.

Se necessário, recorra a rendas extras para o presente, como: investimentos, trabalhos de freelas, venda de produtos feitos por você mesmo e afins.  

Avalie todas as opções de aposentadoria

Você sabia que existem diferentes categorias de aposentadoria? Por exemplo, há a aposentadoria por tempo de contribuição e a aposentadoria por idade. 

Diante disso, veja quais são as características de cada caso. Em seguida, confira se você possui os requisitos de uma delas. 

A partir da determinação do tipo de aposentadoria, você também conseguirá se planejar mais. 

Por exemplo: se você vai se aposentar por tempo de contribuição — daqui a cinco anos, já sabe quanto de dinheiro terá que poupar e investir (por mês) para, lá na frente, viver com tranquilidade

Faça investimentos

A nossa quarta dica, sobre como planejar aposentadoria, é a realização de investimentos. 

Investir dinheiro, por exemplo, no Tesouro Direto e em Fundos Imobiliários é uma ótima forma de fazer a verba render, isso até a sua aposentadoria. 

Ou seja, digamos que e um bônus para a sua futura renda. Então, confira quais são os tipos de investimentos mais interessantes para o seu caso e vá em frente! 

Tenha uma estratégia 

Depois de definir todos os passos anteriores, o planejamento da sua aposentadoria já ficará mais claro. 

Em seguida, basta colocar tudo isso, em um papel ou em planilhas, e seguir o plano.

Vale ressaltar que não existe apenas uma estratégia interessante. Há vários caminhos, por exemplo, quando pensamos nos diferentes tipos de aposentadorias. 

O mais importante é saber escolher o que faz mais sentido para o seu caso. 

planejar aposentadoria comvida seguros

Como o seguro de vida pode ajudar no momento de planejar aposentadoria?

O seguro de vida é um recurso extremamente necessário para qualquer fase da vida, ainda mais, para o momento de planejar a aposentadoria. 

Pense assim: o seguro de vida tem o papel de arcar com problemas inesperados e, assim, fazer com que você não precise gastar suas economias (dedicadas à aposentadoria). 

Além disso, o seguro de vida — dependendo da modalidade — também cobre problemas de saúde e acidentes. 

Dessa forma, há como ter condições de recuperar o seu próprio bem-estar, depois, continuar trabalhando para chegar a tão sonhada aposentadoria. 

Dito isso, não deixe de providenciar o seu seguro de vida, ao começar a planejar a aposentadoria! 

Conclusão

Neste conteúdo, nós explicamos como planejar aposentadoria. Basicamente, são cinco passos, que vão desde começar a se organizar cedo até a definição de uma boa estratégia. 

Lembrando que tudo isso é extremamente importante para você se aposentar com uma renda condizente com seus gastos. 

Na hora de fechar o planejamento, só não se esqueça de garantir um bom seguro de vida. Esse tipo de serviço pode arcar com problemas inesperados, com isso, te poupar de gastar suas economias. 

Sobre isso, você pode contar com a ComVida Seguros! Temos os melhores planos e opções de seguros completos com preços que cabem no seu bolso.

Entre em contato com a empresa agora mesmo e faça a sua contratação!

Já para mais dicas como essas de como planejar aposentadoria, continue aqui pelo blog da ComVida Seguros! 

Curtiu o post? Então compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimos Posts: