Seguro de Vida para Funcionários é obrigatório?

Seguro de Vida para Funcionários

Curtiu o post? Então compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

O seguro de vida para funcionários é um benefício que algumas empresas oferecem para seus colaboradores.

Atualmente pela legislação brasileira, o seguro de vida para funcionários não é obrigatório. No entanto, o projeto de Lei 3.007 está para ser votado na Câmara dos Deputados.

De acordo com o projeto de Lei, o seguro de vida passaria a ser obrigatório, podendo ser inclusive descontado em folha de pagamento.

Caso o projeto seja aprovado, os colaboradores teriam seguro de vida com cobertura por morte e invalidez. Quer saber mais sobre o tema para oferecer esse benefício para sua equipe? Então continue lendo!

Para facilitar sua leitura separamos o artigo da seguinte forma:

Profissões que precisam de seguro de vida

Atualmente no Brasil, algumas categorias profissionais já requerem que os empresários façam um seguro de vida para os colaboradores. Essas categorias são entendidas como categorias de maior risco, o que faz com que o seguro seja obrigatório.

Em alguns casos, as categorias são cobertas por convenções e não somente pelo risco de invalidez ou morte, confira quais profissionais devem ter seguro de vida:

  • Profissionais que atuam em bares, buffet, churrascaria, pizzaria e restaurante;
  • Comércio de alimentos no varejo;
  • Condomínio;
  • Profissionais de contabilidade;
  • Construção civil;
  • Profissionais de hotelaria e hospedagem;
  • Entregador que aruá em editoras de jornais e revistas;
  • Profissionais de indústrias de louça e cerâmica;
  • Profissionais das indústrias têxteis;
  • Profissionais de indústrias de panificação e confeitaria;
  • Motoboys;
  • Funcionários de motéis;
  • Instaladores de redes de telecomunicação;
  • Prestadores de serviços.

Essas classes de trabalhadores devem ter o seguro de vida para funcionários contratado pela empresa, em alguns casos devido às convenções coletivas.

As convenções são um conjunto de normas que precisa ser respeitado para que a empresa esteja cumprindo a Lei.

Empresas que não são obrigadas devem contratar?

Se a sua empresa se enquadra entre os negócios em que os colaboradores devem ter um seguro de vida, é preciso analisar se a contratação vale a pena.

Existem dois pontos positivos que se destacam com relação a essa contratação. O primeiro ponto é a possibilidade de dedução fiscal.

No caso de empresas que se enquadram no regime tributário do Lucro Real, o valor do seguro de vida pode ser deduzido no Imposto de Renda.

Como não é uma dedução que se aplica a todas as empresas, é preciso identificar especificamente o caso do seu negócio. Caso se aplique, é provável que esse desconto seja interessante.

Outro aspecto que é benéfico em relação a essa contratação é o fato de que demonstra preocupação da empresa com sua equipe.

Podendo ser um ponto que contribui para reter os melhores funcionários em sua empresa. Uma vez que os colaboradores passam a sentir mais valorizados quando recebem benefícios como este.

Por isso mesmo, se a empresa tem dificuldade em reter talentos, o ideal é que os benefícios sejam revistos. E quem sabe ocorra a inclusão de seguro de vida entre os benefícios?

Plano personalizado

O seguro de vida para os funcionários pode caber no orçamento da empresa sem pesar. Para tal, é preciso cotar seguros com empresas sérias e que tenham credibilidade no mercado.

Optar por um plano personalizado para as demandas de sua empresa é uma maneira de diminuir o custo dessa contratação.

De modo que o seguro de vida caiba na política de benefícios que sua empresa estabeleceu para os colaboradores.

Contribuindo para que toda a equipe seja mais satisfeita e fique mais motivada com o benefício oferecido.

Fique atento às indenizações diferenciadas

É importante que no ato da contratação, a empresa tenha o cuidado de oferecer indenizações diferenciadas, que sejam compatíveis com o perfil do colaborador.

O salário é a principal ferramenta a ser considerada na hora de diferenciar as indenizações. Oferecer planos crescentes conforme o colaborador muda de cargo na empresa é uma forma de motivar a equipe.

Afinal, o benefício sempre deve ser melhorado de acordo com a trajetória de cada profissional na empresa. Se todos possuem a mesma indenização, a tendência é que isso seja um fator a gerar desmotivação pela sensação de falta de reconhecimento.

Benefício para um grupo específico

O seguro de vida para funcionários pode ser contratado como um benefício para toda a equipe ou meramente para um grupo específico de colaboradores.

De modo que isso contribua para que o valor mensal investido no benefício caiba no orçamento da empresa.

Para a contratação é preciso adotar alguns parâmetros, além da questão financeira em si. Fatores como média de idade dos colaboradores e ocupações na empresa devem ser avaliados pelo RH na hora de oferecer o benefício.

Por ser um plano coletivo, os termos dos benefícios são fáceis de administrar. A seguradora irá oferecer um formulário para que a empresa possa inscrever os funcionários que serão beneficiados.

Após a contratação, cada colaborador beneficiado deve receber uma cópia e ser orientado a informar a família sobre a existência desse seguro de vida. Que poderá ser usado de acordo com a necessidade, em casos de morte, invalidez ou necessidade de uso de outras coberturas.

É possível manter o benefício em caso de demissão?

Outro aspecto que precisa ficar claro para o colaborador é em relação a possibilidade de manter o benefício mesmo saindo da empresa.

O colaborador que sai da empresa e deseja manter o seguro de vida tem a possibilidade de converter esse seguro coletivo em individual. Mantendo um benefício que foi adquirido ao longo da carreira.

Essa conversão é uma ferramenta útil por exemplo, para quem vai se aposentar pela empresa e quer manter o benefício adquirido.

Agora que você já sabe mais sobre seguro de vida para funcionários, que tal contratar esse benefício para sua equipe? Entre em contato conosco para saber mais sobre seguro de vida para funcionários ou esclarecer dúvidas.

Curtiu o post? Então compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimos Posts: