Gestão da propriedade rural: como fazê-la com eficiência!

gestão da propriedade rural

Curtiu o post? Então compartilhe!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Entender como funciona a gestão da propriedade rural é fundamental para todos aqueles agricultores que querem ser bem sucedidos dentro do seu ramo de atividade.

Trata-se de uma metodologia que vai te ajudar a controlar melhor as finanças, aumentar a produtividade da sua terra e conseguir resultados mais rapidamente.

Confira a seguir o que é a gestão da propriedade rural, como ela funciona, quais são os seus desafios e como otimizar a sua produção. Boa leitura!

O que é gestão da propriedade rural?

A gestão da propriedade rural, também chamada de gestão rural ou de gestão agrícola, é um conjunto de atividades e medidas que podem ser utilizadas para ditar os processos de produção dentro de um empreendimento agrícola.

Trata-se de uma metodologia de gestão que garante mais assertividade na tomada de decisões, uma rotina mais ágil e organizada, processos operacionais mais simples e efetivos e uma redução de custos e gastos.

Por esse motivo, todo agricultor que deseja ter sucesso dentro da sua área de produção deve sempre estudar novos métodos de gestão da propriedade rural para implementar na sua própria fazenda de modo a fazê-la render ainda mais ou até mesmo reverter uma crise.

Quais são os desafios para uma gestão rural eficaz?

Se olharmos para as fazendas como um empreendimento, só fazer a administração financeira da empresa já é um dos maiores desafios.

Afinal, enquanto agricultor, você vai precisar saber separar os custos da sua empresa rural dos seus gastos pessoais e fazer a administração correta.

A gestão financeira da sua terra vai envolver o pagamento de impostos, funcionários, compras com insumos, etc.

Por esse motivo, é fundamental ter a vida financeira da fazenda em bom estado.

Outro desafio que pode ser enfrentado com a gestão da propriedade rural são os de estoque e armazenagem, afinal, só saber quanto realmente se tem em estoque já é um grande desafio dentro do campo.

É necessário ter um controle sobre as saídas e entradas e insistir na gestão de planilhas e relatórios de produtividade.

Por fim, o mais importante desafio da gestão da propriedade rural é o aumento da produtividade.

A gestão da propriedade rural auxilia o agricultor a administrar as variáveis operacionais, quanto às variáveis administrativas.

Como otimizar a gestão na sua propriedade rural?

Agora que você entendeu o que é a gestão da propriedade rural e os seus principais desafios, vamos ver como otimizar a gestão da propriedade rural. Confira nossas dicas:

Acompanhe e controle os custos

Em um primeiro momento, fazer o acompanhamento e um controle eficaz dos custos da sua fazenda pode parecer uma tarefa um tanto quanto complicada.

Entretanto, ela é essencial para que você consiga fazer com que sua propriedade gere bons resultados e ganhe mais competitividade no mercado.

Portanto, prazos de pagamentos, custos, investimentos, orçamentos, e todos os fatores financeiros da fazenda precisam da atenção do produtor rural.

A melhor forma de fazer um acompanhamento e controle de custos eficaz é começar com um planejamento e coletar informações sobre a fazenda para entender os seus custos de produção.

Dessa forma, você vai conseguir reduzir os custos e maximizar os resultados com técnicas enxutas ou novas tecnologias da agropecuária.

Portanto, sempre priorize o acompanhamento e o controle dos seus custos, pois eles são fundamentais para que você saiba determinar os investimentos necessários para cada safra.

O objetivo final dessa técnica é garantir que não vai faltar dinheiro antes da colheita e, ao final, além de pagar o investimento, torna a sua safra mais lucrativa.

Mapeie todo o processo de produção

Mapear o processo de produção é outro fator de extrema importância quando estamos falando de gestão da propriedade rural.

Para isso, é necessário monitorar diversas etapas da produção, como os custos agrícolas, talhão, produtividade por variedade, fechamento da produção estimada, fechamento da produção realizada, etc.

Uma ótima solução para melhorar esse aspecto é investir em um sistema de gestão para te auxiliar a ter uma visão mais ampla sobre o andamento da produção.

Dessa forma, é possível prevenir os prejuízos e garantir bons rendimentos financeiros para a sua propriedade rural e da sua produtividade agrícola.

Adote tecnologias e otimize processos

Utilizar novas tecnologias é uma das maneiras mais inteligentes de transformar os modelos de negócios em todos os setores da economia. Com o agronegócio, a realidade é a mesma.

Em outras palavras, todos os processos do campo vem se tornando cada vez mais mecanizados, conectados e automatizados, o que contribui de maneira significativa para a redução de custos com insumo e mão de obra e garantem uma lucratividade a longo prazo.

Além disso, utilizar ferramentas e soluções tecnológicas facilita as atividades de gestão da propriedade rural, tornando-a mais eficiente e favorecendo uma tomada de decisões mais segura, satisfatória e saudável para a vida financeira da sua fazenda.

Através das soluções tecnológicas, você pode gerenciar a propriedade por setores, implementar novos métodos de agricultura e gerenciar o maquinário, os suprimentos, a produção, o financeiro e os resultados.

Antecipe-se aos riscos com seguro rural

Por fim, outro aspecto essencial para quem quer fazer uma gestão da propriedade rural eficiente é se prevenir e se antecipar aos riscos com um seguro rural.

Em uma era de mudanças climáticas com eventos extremos como secas mais severas e tempestades mais fortes, é preciso se prevenir contra as intempéries do clima.

Os fenômenos naturais já são imprevisíveis e a previsão da ciência é que eles se tornem cada vez mais imprevisíveis com o passar do tempo.

Diante desse cenário, se precaver com um seguro agrícola, como o que temos aqui na ComVida, é a melhor solução para evitar grandes prejuízos.

Qual é a importância do seguro rural para produtores?

Como vimos, um seguro agrícola ou seguro rural é importante para que você se precaver com fatores imprevisíveis, como fenômenos climáticos.

Ter um seguro agrícola é garantia de recuperação do valor investido na sua lavoura, favorecendo a continuidade da produção.

Confira o Seguro Agrícola da ComVida: a melhor proteção para o agronegócio!

Conclusão

gestão da propriedade rural conclusão

Como vimos ao longo do texto, a gestão da propriedade rural é fundamental para qualquer agricultor que deseje ter sucesso na sua área de atividade, pois, através dela, é possível aumentar a produtividade e controlar melhor as finanças.

Além disso, é possível implementar novas tecnologias, métodos de produção e diversas inovações que vão aumentar os seus rendimentos.

Uma parte fundamental de uma boa estratégia de gestão, entretanto, é se antecipar aos riscos da atividade agrícola com um seguro rural.

Aqui na ComVida temos os melhores planos de seguro rural do país e oferecemos garantia de recuperação do valor investido na sua lavoura caso alguma pedra surja no meio do caminho. Muito obrigado pela leitura!

Curtiu o post? Então compartilhe!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimos Posts: