O automóvel é um dos principais bens. Afinal, pense: ele custou caro, foi uma conquista que dependeu de muito esforço e trabalho. Sem contar que é um recurso extremamente necessário para o dia a dia. Sendo assim, precisa de todo o cuidado. Para garantir isso, você deve entender tudo de avaliação de seguro automóvel.
Ao saber o que avaliar, na hora de contratar uma seguradora, dá para fazer o negócio certo. E, com isso, deixar o seu bem muito mais protegido, em diversos casos. Ficou ainda mais interessando no assunto?
Continue por aqui e aproveite as informações sobre seguro automotivo!
O que deve ser levado considerado em uma avaliação de seguro automóvel?
É muito comum que, ao contratar um serviço ou produto, as pessoas foquem em preços e condições de pagamento. E é claro que esses pontos são importantes, mas não suficientes para um bom negócio — ainda mais quando falamos de seguro de carro.
É necessário entender outros pontos, por exemplo, em quais situações de emergência você terá respaldo.
Então, para não ter a sua expectativa frustrada, veja como fazer uma avaliação de seguro automóvel:
1. Informe-se sobre a seguradora
O primeiro passo é buscar informações sobre a seguradora que você está pensando em contratar.
Se possível, peça indicação para seus amigos e familiares. Além disso, confira se aquela empresa tem longa experiência no mercado, se seus funcionários realmente entendem tudo sobre seguros. Uma simples conversa já pode evidenciar isso.
Ver opiniões de clientes, nas redes sociais da seguradora, também é uma boa alternativa. Outros sites, como Reclame Aqui, ajudam muito também.
2. Leia a apólice (contrato)
O contrato, também conhecido como apólice, é uma parte fundamental na avaliação de seguro automóvel.
Afinal, esse documento traz (ou deve trazer) absolutamente todas as informações detalhadas do serviço prestado. Dentre elas:
- coberturas e assistências disponíveis;
- valores indenizatórios;
- regras que o segurado deve seguir;
- opções de contato com os profissionais do seguro;
- entre outros pontos.
Faça uma leitura atenta e, se houver qualquer dúvida, não hesite em perguntar ao corretor, ok?
3. Coberturas
As coberturas são condizentes com as indenizações e coberturas, em caso de eventualidades.
Isso, assim como os outros aspectos listados aqui, também é de extrema importância.
Afinal, mostra com o que você pode contar, quando estiver em uma eventualidade. Por exemplo, você pode saber que, se o seu carro pegar fogo, a seguradora vai pagar uma quantia x.
Essa ciência evita possíveis frustrações e, claro, mais dor de cabeça em situações inesperadas.
4. Valores
Os valores são as mensalidades do seguro automóvel, ou seja, aquilo que você deverá separar da sua renda constantemente.
Veja bem os preços de cada modalidade de seguro automotivo. Depois, faça um estudo para saber o quanto esse investimento cabe em seus planejamentos financeiros.
Vale lembrar que o seguro de carro é sempre fundamental, porque todo mundo está sujeito a imprevistos. E, na maioria das vezes, custa bem mais barato pagar um seguro, do que, em algum momento, ter que arcar com prejuízos.
5. Descontos
Você sabia que muitas seguradoras oferecem descontos em alguns casos específicos? Por exemplo, se o seu veículo tem rastreador, você já pode pagar um pouco menos de mensalidade.
Outro caso: motoristas que não possuem pontos na carteira, também podem conseguir um desconto, dependo da seguradora.
Diante disso, antes de fechar negócio, veja como é possível conseguir valores menores de mensalidade!
6. Benefícios
Muitas pessoas não sabem, mas também existem seguros que oferecem mais do que coberturas e assistências.
Dá para ter, por exemplo, descontos em estabelecimentos de alimentação e, até mesmo, check-up gratuito do veículo. Muito bom, não é verdade?
Nesse caso, então, sugerimos que você veja quais são as vantagens disponíveis com o seu futuro seguro. Aproveite ao máximo todo o investimento que você fizer!
7. O que não está coberto
Mais um cuidado é ver quais tipos de problemas não são cobertos pela seguradora. Diante de toda a lista — do que é oferecido e do que não é prestado — faça um comparativo com todas as suas necessidades!
A seguradora realmente vai poder te oferecer a melhor assistência? Você poderá ter respaldo em todo caso de eventualidade? Saber isso é muito importante, para evitar transtornos lá na frente.
8. Seguro Automóvel x Proteção Veicular
A proteção veicular trata-se de um fundo financeiro, feito entre associados. Então, periodicamente, você paga um valor x ao serviço de proteção veicular.
Se precisar de uma cobertura ou assistência, será verificado se há caixa suficiente para isso.
Já com o seguro automóvel, você paga uma quantia x por mês, por exemplo, e independente de qualquer coisa, tem certas assistências e indenizações (previstas em contrato) à sua disposição.
Além disso, o seguro automóvel é fiscalizado pelo Procon e pela Susep, por exemplo. Esses órgãos responsáveis por ver se os serviços estão de acordo com normas, leis e afins. Isso não acontece na proteção veicular.
Diante disso, podemos dizer que o seguro de automóvel é um negócio que traz bem mais benefícios e a própria segurança para os clientes!
Conclusão
Então, viu só como é importante fazer uma avaliação de seguro automóvel? Confira absolutamente todos os pontos que explicamos neste conteúdo, antes de assinar um contrato.
Lembrando, os aspectos importantes são:
- coberturas;
- valores;
- descontos;
- benefícios;
- informações de contrato;
- entre outros aspectos.
A atenção, na hora de escolher a sua seguradora e, também, de avaliar os serviços disponíveis é o que vai te salvar em momentos de crise!
Já para mais informações sobre o assunto, continue navegando aqui pelo blog da ComVida Seguros!