O seguro agrícola é um mecanismo para que o produtor possa se proteger contra as instabilidades climáticas comuns nesse setor.
Os agricultores são fortemente afetados por intempéries, uma vez que, sua produção fica exposta às mudanças e adversidades climáticas.
Por isso mesmo, precisam se proteger para evitar que os danos às lavouras causem impacto financeiro, muitas vezes definitivos, com o agricultor tendo que se retirar da atividade. Havendo perdas, o seguro é capaz de cobrir o custo da lavoura e garante que o agricultor possa continuar sua atividade. Quer entender mais a respeito de seguro agrícola? Continue lendo!
Para facilitar suar leitura separamos o artigo da seguinte forma:
- O que é seguro agrícola?
- Vale a pena ter seguro agrícola?
- Seguro para máquinas agrícolas e tratores agrícolas
- É importante encontrar uma boa seguradora
- É possível optar por um seguro mais completo
O que é seguro agrícola?
O seguro agrícola é uma forma de seguro rural que protege a safra das intempéries, evitando que por um fenômeno climático o agricultor venha perder tudo.
Por isso, esse tipo de seguro cobre a plantação em todas as etapas, do plantio ao desenvolvimento da lavoura até a colheita, evitando que o agricultor perca dinheiro, por causas que não são possíveis controlar.
No caso de fenômenos como seca, períodos prolongados de estiagem, que causem prejuízos às lavouras e está fora do controle do agricultor é possível que o agricultor não sofra prejuízo algum.
Desde que toda a extensão da lavoura tenha sido informada na emissão da apólice desse seguro. Resguardando o agricultor desse tipo de prejuízo.
Vale a pena ter seguro agrícola?
Sim! Muitas vezes o seguro agrícola é visto como um prejuízo ou um custo, por ser algo que não necessariamente será acionado a cada safra.
No entanto, um seguro completo é fundamental para que o agricultor tenha máxima tranquilidade. Negociando suas sementes e plantando com a certeza de que seu trabalho dará resultados.
E que mesmo em caso de fenômenos climáticos que prejudiquem a safra, alterem os preços do produto final ou cause qualquer problema a sua plantação está assegurada.
Isso evita que o agricultor precise se preocupar com aspectos que não cabem em seu controle. Como acontece com chuvas fora de época ou a falta de chuvas que estavam previstas.
Essas alterações climáticas não são possíveis de serem controladas e causam enormes danos nas plantações. No entanto, com a aquisição de um seguro agrícola é possível cobrir sua propriedade e se resguardar.
Evitando que esse tipo de problema possa arruinar sua vida financeira e trazer dificuldades para a próxima safra.
Além disso, o seguro agrícola te dá a tranquilidade para trabalhar focado em fazer o seu melhor. Tendo a certeza de que sua safra está protegida de qualquer prejuízo.
Trabalhar com tranquilidade é algo que dá paz e permite que você foque naquilo que faz de melhor. Por isso mesmo, um seguro agrícola é sempre uma ferramenta interessante para a sua plantação.
Seguro para máquinas agrícolas e tratores agrícolas
Existe também a possibilidade de contratar um seguro para máquinas agrícolas, colheitadeiras e tratores, conhecido como seguro de benfeitorias e produtos agropecuários.
Esse tipo de seguro te protege de perdas ou danos causados aos seus bens relacionados a atividades agrícolas, como é o caso das máquinas agrícolas.
Ambos os tipos de seguros são excelentes opções para garantir a estabilidade financeira em seu trabalho. Evitando que as intempéries sejam capazes de causar danos financeiros para seu negócio.
Fazer um seguro é se prevenir contra possíveis imprevistos, evitando que sua fonte de renda seja afetada negativamente por algo que não está em seu controle.
É importante encontrar uma boa seguradora
Para ter sossego com a sua contratação, é importante encontrar uma empresa de boa reputação para assegurar seus bens e sua plantação.
É importante identificar se a seguradora é habilitada pelo Ministério da Agricultura. Além de realizar um contrato consciente, entendendo seu papel e quais são as coberturas.
Em geral, o seguro agrícola é regido de acordo com a Proposta de Condições Gerais definida pela SUSEP (Superintendência de Seguros Privados). O que faz com que a indenização cubra os seguintes aspectos:
- Danos causados por tromba d’água;
- Granizo;
- Ventos fortes;
- Raio;
- Incêndio;
- Seca;
- Chuva excessiva;
- Ventos frios;
- Geadas;
- Variações excessivas de temperaturas.
É fundamental ler todas as cláusulas de contrato e tirar suas dúvidas. De modo que não fique qualquer cláusula desconhecida por parte do contratante.
Conhecer todos os aspectos do contrato te ajuda a saber exatamente o que fazer em situações adversas. Evitando que você recorra ao seguro com a esperança de solucionar uma situação que na realidade não estava coberta.
Outro aspecto que precisa ser conhecido por parte do agricultor é o limite máximo para indenização (LMI), que também está previsto em contrato.
Por todos esses aspectos, é importante ler e compreender todas as cláusulas antes de contratar um seguro.
É possível optar por um seguro mais completo
Como em toda contratação, é possível optar por seguros mais básicos ou mais completos de acordo com sua disponibilidade e interesse.
Comparar duas seguradoras diferentes é sempre uma boa opção para ter parâmetros e identificar qual empresa te oferece um serviço melhor.
Sempre observando se os custos cabem realmente em seu orçamento para te possibilitar estabilidade financeira. Afinal, é esse o principal objetivo de ter um seguro agrícola.
Lembre-se que esse é um investimento importante para manter a segurança de todo o seu trabalho. Mas isso não pode pesar em seu orçamento mensal de modo que inviabilize seus lucros por safra.
Portanto, é um aspecto que precisa ser muito bem avaliado antes da contratação para evitar frustrações. Garantindo que a sua escolha será a mais acertada e com isso, a cobertura do seguro será satisfatória com custo acessível.
Com essas dicas em ação a sua contratação será mais consciente e eficaz. Garantindo satisfação total com seu seguro agrícola que é importante para seu trabalho.
Agora que você já sabe mais sobre o Seguro Agrícola que tal contratar o seu? Entre em contato conosco para fazer o seu orçamento.
Uma resposta